Madeira bem tratada!
O Tratamento da madeira é feito sobre vácuo pressão em autoclave com produto CCB e CCA. No processo do tratamento da madeira, é extremamente necessário o acompanhamento de todas as etapas: Desde a entrada até a saída da madeira no autoclave. O tempo do tratamento depende do tipo da madeira a ser tratada.
A usina de tratamento deve fornecer segurança e prevenção de poluição. A instalação deve ser em um local industrial fechado, onde nada é descartado, e tudo que pode ser é reaproveitado. Suas partes e componentes devem ser mantidos em boas condições, de forma a evitar vazamento ou derramamento do produto e suas soluções.
Na usina, é ainda importante, evitar qualquer possibilidade de contaminação dos depósitos de água com o preservativo.
Para se obter um bom resultado com o tratamento, a madeira precisa estar seca. Em média a secagem leva de 45 a 90 dias, dependendo do clima da região. A condição ideal para tratamento em autoclave é com umidade de até 30%. Sendo assim, melhora a penetração do material ativo.
Nessas condições a Duron Fornece garantia de 15 anos contra cupim, broca e apodrecimento.
– Produto químico utilizado no tratamento da madeira:
A Duron Usina de Tratamento de Madeiras tem um grande compromisso com o meio ambiente. Devido a esse compromisso, optou trabalhar com um produto menos agressivo. Este é o produto CCB:
Mistura de sais de CuO (Óxido de Cobre),
Cr²O³ (Trióxido de Cromo)
Ácido Bórico.
O produto CCB, é um produto desenvolvido para tratamento de madeira, já que contém na sua composição o cobre, que age como fungicida, evitando a proliferação de fungos e o apodrecimento da madeira tratada. E o ácido bórico como bactericida, evitando o ataque de insetos xilófagos como a broca, cupins, carunchos etc.
Também tratamos com o produto CCA:
Mistura de sais de CuO (Óxido de Cobre),
Cr²O³ (Trióxido de Cromo)
Arsênio.
O arsênio possui ação fungicida e inseticida. Seus ingredientes em contato com a madeira reagem quimicamente com as células da madeira, fixando-se e tornando-se insolúvel.
Veja os passos do processo:
OBS: Ao final do processo, o material ativo envolvido no tratamento da madeira não vai para efluentes nenhum. O produto químico retorna para o tanque de matéria prima.